Finanças Sustentáveis

fs na mídia

Os bancos e as mudanças climáticas

21/05/2007
Denise Juliani

A atenção às mudanças climáticas pelas instituições financeiras será um dos pontos centrais do novo questionário do Índice de Sustentabilidade Bovespa (ISE), que deverá entrar em audiência pública em junho para sua terceira revisão.

A consultoria Finanças Sustentáveis, contratada pela FGV-SP para atualizar o questionário específico sobre meio ambiente a ser respondido pelos bancos, pretende incluir o tema de maneira mais incisiva do que na versão do ano passado.

“O tópico mudança climática está sendo reforçado e ampliado”, contam os sócios da consultoria, Victorio Mattarozzi e Cássio Trunkl. Os especialistas pretendem incluir no questionário as mais recentes tendências do mercado financeiro internacional referentes ao meio ambiente que, segundo, eles, estão bem mais avançados que no Brasil.

O questionário é enviado às empresas negociadas na Bovespa para avaliar se elas têm ou não condições de entrar para a carteira do ISE, que é referência para os investimentos socialmente responsáveis.

No caso específico do meio ambiente, o questionário se bifurca, com questões diferentes para bancos e empresas do setor produtivo. “Não há como comparar o impacto ambiental de empresas com o causado pelos bancos, por isso a separação”, explicam.

Gazeta Mercantil edição eletrônica - Blog Denise Juliani

voltar

finanças sustentáveis . todos os direitos reservados