Finanças Sustentáveis

fs na mídia

Investimento responsável

25/03/2010

Consumir faz parte do nosso cotidiano, do momento em que nos levantamos até a hora de dormir. Água, eletricidade, alimentos e mais uma série de itens fundamentais. Nem é preciso tirar o dinheiro do bolso.

Pensar de forma ecologicamente correta não é só uma questão ambiental, mas cultural e econômica também. Na área financeira, o tema da sustentabilidade vem ganhando cada vez mais espaço entre as instituições e investidores.

As empresas vêm buscando cada vez mais desenvolver estratégias com a finalidade de incorporar a sustentabilidade ao negócio. Segundo o sócio-diretor da Consultoria Finanças Sustentáveis, Cássio Trunkl, “Empresas que incorporam a sustentabiliadade à sua estratégia de negócios buscam garantir seu resultado por prazo indeterminado”.

A tática é para minimizar riscos financeiros e identificar oportunidades de negócios, atendendo ao mercado “verde”, que se preocupa com os impactos da atividade econômica no meio ambiente.

A sustentabilidade ganhou força nos negócios financeiros, figurando "desde a missão da instituição, passando por políticas corporativas, de crédito e de investimentos, e chegando aos produtos e serviços financeiros oferecidos aos clientes”, define Cássio.

Do outro lado, vemos investidores cada vez mais preocupados em aplicar em empresas que praticam a sustentabilidade. “Sem dúvida o tema vem crescendo em importância a cada ano no meio corporativo. Empresas já consideram a variável socioambiental em suas tomadas de decisão de negócios. Do lado dos investidores, vemos que estão mais atentos a isso, desenvolvendo novos critérios para a tomada de decisão de investimentos”.

Aplicar de forma sustentável já é ganhar em qualidade ambiental.

Gradual Investimentos – Informativo Semanal

Publicado na edição 52 de 25 de março de 2010.

voltar

finanças sustentáveis . todos os direitos reservados