Finanças Sustentáveis

fs na mídia

Rating Ambiental

01/09/2007
Gustavo Magaldi

Sua empresa precisa de informações sobre o desempenho ambiental de outras companhias, mas você não sabe onde buscar? Pois seus problemas acabaram (e os das empresas com má gestão ambiental apenas começaram). A Serasa, líder no fornecimento de informações financeiras, acaba de lançar um rating de responsabilidade ambiental.

A partir de um Relatório de Responsabilidade Ambiental, construído com elementos do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa e das diretrizes para a elaboração de relatos de sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI ), a Serasa reunirá informações das empresas sobre quatro aspectos: política e gestão ambiental; consumo racional de recursos naturais; aspectos e impactos ambientais; e conformidades legais. De possede tais dados, classificará o grau de responsabilidade das companhias.

Assim, o mercado passa a dispor de mais uma ferramenta para avaliar os riscos de parcerias ou investimentos. “Os bancos demandavam esse tipo de informação. A expectativa é a de que esse produto seja um indutor de melhora na gestão ambiental das empresas”, analisa Victorio Mattarozzi, sócio-diretor da consultoria Finanças Sustentáveis.

“A sustentabilidade é, hoje, um conceito-chave na gestão estratégica dos negócios. Devemos buscar o desenvolvimento econômico em seu stricto sensu, com responsabilidade social e preservação do meio ambiente, e fundamentado em políticas de longo prazo, reconhecidas pelas partes interessadas”, afirma o presidente da Serasa, Elcio Anibal de Lucca, que anuncia para o início de 2008 o lançamento de outro rating, agora focado nas questões sociais.

Revista Brasil Sustentável

Publicado na página 14 da edição de setembro/outubro de 2007.

voltar

finanças sustentáveis . todos os direitos reservados